Produção Brasileira de Revestimentos Cerâmicos

O setor brasileiro de revestimentos cerâmicos é constituído por 54 empresas, 71 unidades fabris e 137 marcas. Com maior concentração nas regiões Sudeste e Sul e em expansão no Nordeste do país. Segmento produtivo de capital essencialmente nacional, é também um grande gerador de empregos, com cerca de 28 mil postos de trabalho diretos e em torno de 200 mil indiretos. Uma característica típica da produção brasileira é a utilização de dois processos distintos em seu parque industrial: Via seca e Via úmida. Os fabricantes brasileiros de revestimentos cerâmicos estão alinhados com a melhor tecnologia disponível no mundo e em conformidade com as normas internacionais de qualidade.

*Projeção
gráfico em milhões de m²

Vendas de Revestimentos Cerâmicos

Em 2019, as vendas no mercado interno atingiram 795,7 milhões de metros quadrados e 101,1 milhões foram destinados ao mercado externo.

(gráfico em milhões de m²)    *Projeção

Perfil da produção

O setor brasileiro de revestimentos cerâmicos é constituído por 60 empresas, com maior concentração nas regiões Sudeste e Sul e em expansão no Nordeste do país. Segmento produtivo de capital essencialmente nacional, é também um grande gerador de empregos, com cerca de 28 mil postos de trabalho diretos e em trono de 200 mil indiretos. Uma característica típica da produção brasileira é a utilização de dois processos distintos em seu parque industrial: Via seca e Via úmida. Os fabricantes brasileiros de revestimentos cerâmicos estão alinhados com a melhor tecnologia disponível no mundo e em conformidade com as normas internacionais de qualidade.

Evolução da capacidade produtiva

Uma característica típica da produção brasileira é a utilização de dois processos distintos em seu parque industrial: Via Seca e Via Úmida. Os fabricantes brasileiros de revestimentos cerâmicos estão alinhados com a melhor tecnologia disponível no mundo e em conformidade com as normas internacionais de qualidade.

(gráfico em milhões de m²)    *Projeção

Tipos de produtos fabricados

(gráfico em milhões de m²)

Exportações brasileiras

*Projeção (milhões de m²) 

Em 2018, o Brasil exportou para 116 países, totalizando 100,5 milhões de metros quadrados, o que equivale a uma receita de US$ 368 milhões. As exportações brasileiras têm como principais destinos: América do Sul, América Central, América do Norte e Caribe.

Destino das exportações

Destino das exportações brasileiras em 2018

WE REDESIGN OUR INFLUENCES.

Promovido por