O Brasil é destaque quando o assunto é produção e exportação de revestimentos cerâmicos e já consolidou o seu lugar entre os principais players do mercado mundial. O país é o terceiro maior produtor e também o terceiro maior mercado consumidor do mundo, conforme dados Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer).
Sexto maior exportador do mundo, o design autêntico brasileiro é reconhecido globalmente. Em 2022, o Brasil exportou para mais de 110 países, totalizando 113,1 milhões de m², o que equivale a uma receita de US$ 512,5 milhões. As exportações brasileiras têm como principais destinos: América do Sul, América Central, América do Norte e Caribe.
A setor cerâmico concentra 71 unidades fabris, divididas em três principais polos regionais: nos Estados de São Paulo e Santa Catarina e na Região Nordeste do País. Também gera milhares de empregos, cerca de 50 mil diretos e 200 mil empregos indiretos.
O País também é destaque na sustentabilidade. O Brasil produz uma das cerâmicas mais verdes do mundo, com menor consumo de água, gás e energia elétrica por metro quadrado.