No período de 05 a 07 de novembro, aconteceu, na cidade de Puebla, no México, o Fórum Mundial de Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos (World Ceramic Tiles Forum - WCTF). O encontro, que é realizado anualmente, tem como objetivo debater as tendências e o mercado de revestimentos cerâmicos.
A edição de 2023 contou com a participação de 15 países (Brasil, Itália, Espanha, Estados Unidos, México, China, Indonésia, Japão, Alemanha, Ucrânia, Argentina, Turquia, Colômbia, Austrália e Bélgica – este, representando a União Europeia) que abordaram temas como mercado internacional, barreiras técnicas ao comércio, tendências de consumo e de produção, entre outros. As delegações também debateram sobre iniciativas de sustentabilidade e os avanços do setor na agenda da ONU 2030 (ODS).
O setor cerâmico nacional esteve representado por Ana Paula Margarido, Superintendente no Centro Cerâmico do Brasil (CCB); Alaís Coluchi, Relações Internacionais na Anfacer, Angela Waterkemper, Coordenadora da Qualidade (Mohawk); e Luís Goeldner, Supervisor de Melhoria Contínua (Incepa).
Entre os dias 09 e 11 de novembro se inicia uma nova etapa do evento: a reunião do Comitê Técnico de Placas Cerâmicas no âmbito da ISO- ISO/TC-189. Especialistas vão discutir, entre outros assuntos, atualizações de normas setoriais, métodos de ensaios de produtos, novas funcionalidades de peças e propostas de novas normas técnicas.
Além de membro WCTF, o Brasil já foi sede de três edições do fórum, nos anos de 2004, 2013 e 2018, nas cidades de Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), respectivamente.
Para mais informações, consulte: www.worldceramictiles.org/