O Brasil participará de mais uma edição da Coverings, levando 16 fabricantes brasileiros para a maior e mais significativa exposição de revestimentos cerâmicos e pedras naturais da América do Norte. Nesta edição, serão 1000 expositores globais, demais de 40 países.
A presença da indústria nacional é fruto da parceria entre a Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres), junto à Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos), e faz parte do calendário de iniciativas do projeto setorial Ceramics of Brazil, projeto cujo o objetivo é o fomento das exportações.
Pavilhão Brasileiro – Hall B, Stand 45123
Em 2024 participam as seguintes empresas: Alfagrês, Angelgres, Carmelo Fior, Cejatel, Cerbras,Cristofoletti, Delta Cerâmica, Dexco, Eliane, Elizabeth, Formigres, Grupo Almeida, Karina Pisos, LEF, Lume Cerâmica e Pointer. A participação brasileira já é tradicional e acontece desde 1998.
Cerâmica brasileira em alta
A indústria brasileira de revestimentos cerâmicos é uma grande protagonista no mercado mundial, ocupando a terceira posição em produção e consumo. É também a sexta maior exportadora do mundo, com vendas para mais de 110 países, em todos os continentes.
No último ano o Brasil produziu 792,9 milhões de metros quadrados e obteve receita de US$392 milhões com exportações, tendo os EUA como principal destino.
Revestimento sustentável
A cerâmica brasileira é uma das mais verdes do mundo, produzida com respeito ao meio ambiente e uso inteligente dos recursos naturais. O processo produtivo brasileiro tem o menor consumo mundial de energia e gás e utiliza 30% menos água que outros grandes produtores. Os resíduos de fabricação retornam como matéria-prima para a linha de produção e a água é trada e reutilizada (ciclo fechado).
Ceramics of Brazil
Criado em 2001, o projeto setorial da indústria brasileira de cerâmica, Ceramics of Brazil, é promovido pela Anfacer(Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
O objetivo é promover as exportações brasileiras de revestimentos cerâmicos e louças sanitárias, apoiando a indústria cerâmica brasileira em seu esforço de inserção no mercado internacional por meio de promoção e participação de feiras e eventos internacionais, inteligência comercial, entre outras ações pontuais.