Direto da Itália, a Cersaie 2024, maior feira internacional de cerâmica e design para arquitetura, chega à sua 41ª edição com um olhar renovado sobre arquitetura e decoração. Este ano, as principais inspirações estão conectadas à natureza, ao resgate dos clássicos e à experimentação dos materiais.
Em perfeita sintonia com as novidades apresentadas na feira, os revestimentos da Eliane se destacam, oferecendo soluções alinhadas com essas tendências em projetos únicos e elegantes. Neste artigo, vamos explicar três tendências que prometem transformar os ambientes, apresentando as peças da Eliane que as representam.
Inspirada por movimentos como biomimética e biodesign, a busca pela fidelidade à essência dos materiais naturais ganha ainda mais força nesta edição da Cersaie. Com o avanço das tecnologias de impressão 3D, novas superfícies surgem, reproduzindo materiais como pedras, mármores, madeiras, entre outros.
A sofisticação visual e tátil é surpreendente, trazendo naturalidade e convite ao toque. Se destacam também, os relevos e as texturas com efeitos riscados e lineares, que mantém o ar contemporâneo e uma conexão genuína com a natureza.
Alinhada a esta tendência, a série Risca cocriada com o escritório de arquitetura FGMF, apresenta superfícies texturizadas e lineares, elevando o sensorial e criando composições versáteis. Os detalhes imperfeitos trazem uma estética natural, perfeita para projetos que valorizam a beleza orgânica dos materiais.
Outro destaque, fica com Khali Zen, um revestimento inspirado nas texturas do deserto de Rub’al-Khali, que possui texturas imersivas, proporcionando aconchego e design minimalista.
O termo “Metaclássico” está ganhando maior espaço entre as tendências vistas na Cersaie 2024. Os protagonistas desta inspiração são as pedras como a Ardósia, o Limestone e o Travertino, recriados com tecnologias modernas de impressão.
O resultado são revestimentos que mesclam tradição com um olhar contemporâneo, usando cortes ousados e peças em grandes formatos, que dão uma nova roupagem para os clássicos da arquitetura.
Releitura da Ardósia Brasileira, a série cocriada pela Cité Arquitetura com a Eliane, é um dos exemplos de revestimentos que se enquadram nessa inspiração. As nuances suaves e sensoriais oferecem naturalidade e elegância, com tonalidades nunca vistas antes na natureza e forte apelo ao toque.
Matérias-primas ganham novas cores, texturas e acabamentos inéditos na Cersaie 2024. As técnicas utilizadas nos revestimentos permitem composições únicas, entre efeitos neutros e vibrantes, e que muitas vezes contrasta com materiais como pedras e cimentos, resultando em visuais sofisticados e equilibrados. O Ceppo di Grè, um clássico da arquitetura italiana, também surge em novas versões, aplicáveis a projetos residenciais com uma proposta mais atual.
A série Olaria desenvolvida em colaboração com o renomado arquiteto Arthur Casas, exemplifica esta inspiração. Marcado por texturas e as nuances de matérias-primas como o adobe, os revestimentos nos formatos hexagonal e mosaico, mostram que esta estética veio para ficar.
Seja através da conexão com a natureza, do resgate dos materiais atemporais ou da ousadia nas novas combinações de texturas e formatos, os revestimentos Eliane estão prontos para transformar projetos e inspirar novas criações. Qual deles você mais se identificou?