A Cersaie 2024 aconteceu mais uma vez em Bolonha, na Itália, reunindo as principais tendências em cerâmica, revestimentos e soluções para ambientes residenciais e comerciais. Essa é a maior feira do setor e, por isso, é tão importante para profissionais e marcas ligadas à arquitetura, decoração e design de interiores.
Com expositores de diversas partes do mundo, a Cersaie se destaca por lançar inovações que moldam o mercado de design e arquitetura nos anos seguintes. Por isso, a Portobello marcou presença na Cersaie 2024, expondo o lançamento da sua primeira coleção global: Bossa On The Road.
Além disso, a marca se faz presente em eventos importantes, como a Cersaie 2024, para mapear tendências, que são aplicadas em seus futuros lançamentos. Para descobrir os principais highlights da Portobello sobre a Cersaie 2024, acompanhe a leitura!
A Cersaie é uma feira internacional de cerâmica para arquitetura e construção, com foco também em acabamentos, pisos, azulejos, pedras naturais e itens de banho.
Desde sua fundação, o evento tem sido um importante palco para fabricantes e designers apresentarem suas coleções, produtos inovadores e novas tecnologias, que atraem a atenção do público global. No centro de exposições BolognaFiere, em Bolonha, o espaço vasto e moderno recebe expositores e visitantes de todo o mundo.
A edição Cersaie 2024 trouxe uma série de novidades e tendências que prometem transformar o mercado de arquitetura e design nos próximos anos. Confira os principais destaques!
Com inspiração em matérias-primas naturais, a paleta de cores dominante na Cersaie 2024 é mais suave, com destaque para alguns tons mais fortes, como verdes e vermelhos da terra.
Essa é uma tendência que já foi vista em 2023, mas que agora se consolida e ganha ainda mais espaço na arquitetura e na decoração. Confira alguns tons que foram destaque:
Inclusive, no campo da arquitetura, podemos destacar alguns materiais que trazem os tons naturais e neutros que são tendência. Entre eles, foi possível observar na Cersaie 2024 o travertino e o ônix, que voltou e agora conta com outras cores, aquecendo a paleta cromática e fazendo com que as pessoas se sintam em um ambiente mais acolhedor.
Nesse sentido, a tecnologia entra em ação para levar opções mais sustentáveis a esses materiais naturais. A Portobello, por exemplo, lançou recentemente a coleção Aeterna, que reproduz travertino com muita fidelidade.
Esse é um material que não está mais disponível na natureza. No entanto, outras superfícies também podem ser reproduzidas em porcelanato para unir beleza e sustentabilidade. É o caso do porcelanato que interpreta madeira ou das superfícies que reproduzem mármore.
Assim, é possível minimizar o impacto ambiental, com o uso de matérias-primas que impactam menos a natureza, além de técnicas de produção mais eficientes.
As Lastras seguem com tudo no campo da arquitetura e da decoração. No entretanto, na Cersaie 2024, o time da Portobello observou a presença não só dos grandes formatos, mas também de uma diversidade maior de tamanhos, incluindo mosaicos.
Portanto, agora os produtores de Lastras investem também em pequenos formatos que permitem uma personalização ainda maior das superfícies. Esse é o caso da Portobello, que traz em seu portfólio uma grande variedade de peças.
Essa tendência de pequenos formatos também reúne pontos citados anteriormente, como tons e texturas naturais.
Além disso, permite uma ampla variedade de aplicações, desde ambientes minimalistas até os maximalistas. Afinal, é possível investir em produtos mais sóbrios e básicos, ou em cores vibrantes, padrões ousados e revestimentos texturizados.
Corroborando com a tendência de materiais naturais e em tons neutros, a Cersaie 2024 trouxe ainda texturas que remetem a elementos encontrados na natureza. Entre eles estão madeira e pedra, em superfícies rústicas e com uma pegada handmade (feita à mão). A grande vantagem é o toque confortável, que proporciona bem-estar nos ambientes.
Isso leva, inclusive, à predominância das superfícies opacas. Apesar do brilho ainda se fazer presente, acabamentos foscos, como o natural, ganharam destaque durante a Cersaie 2024.
Esses acabamentos são possíveis graças ao avanço dos processos industriais. Na Portobello, por exemplo, a tecnologia Super Touch é capaz de conferir textura que acompanha o desenho das peças. Assim, as superfícies se tornam ainda mais realistas e confortáveis.
A evolução da tecnologia também levou a novas possibilidades de uso do porcelanato. E isso foi visto durante a Cersaie 2024, que trouxe uma visão mais ampla sobre esse material, que agora se consolida como matéria para a criação de móveis e objetos, por exemplo.
Um dos pontos em que a inovação contribui com essa tendência são as massas coloridas. Com os porcelanatos color body, é possível fazer cortes para a criação de superfícies como mesas e bancadas, mantendo um acabamento refinado, mesmo quando há a necessidade de cortes.
Inclusive, essa característica é interessante para o uso de pequenos formatos, como na criação de mosaicos.
A Cersaie 2024 reafirmou seu papel como referência global em tendências de design e arquitetura, oferecendo um panorama abrangente das inovações que vão marcar os próximos anos. Sustentabilidade, tecnologia e ousadia estética foram os grandes protagonistas. Arquitetos e designers que acompanharam o evento certamente voltam para casa com uma série de novas ideias e inspirações. A feira ainda reforçou a importância da inovação, que está no DNA da Portobello.
Inclusive, a marca aproveitou a ocasião para lançar a sua primeira coleção global, que traz muitos elementos vistos entre as tendências da Cersaie 2024.
Fundada no Brasil, a Portobello também tem endereço nos Estados Unidos, com a nova fábrica Portobello America. Afinal, com um olhar sempre voltado para o mundo e um posicionamento internacional, a Portobello escolheu ser uma marca global.
Foi pensando nisso que lançou a sua primeira coleção global, chamada de Bossa On The Road.
Além do lançamento na Cersaie 2024, a chegada da coleção também envolve a Portobello Shop, que são as lojas da marca espalhadas por todo o Brasil. Além disso, na Portobello Américas, clientes foram recebidos para um preview.
Portanto, um lançamento global, com ativações em diferentes pontos para reforçar o posicionamento da marca.
Especificamente na Cersaie 2024, foi a oportunidade de apresentar a coleção para clientes do mundo todo, incluindo pessoas das Américas, da Ásia e da Europa.
Essa é uma coleção especial, com linhas autorais que demandaram pesquisas profundas. Um dos exemplos é o cimento que teve inspiração na arquitetura brutalista no Brasil. Graças à dedicação e à tecnologia, foi possível chegar a um resultado bastante autêntico, que mostra toda a intensidade da matéria.
Outra inspiração para os produtos foi a nossa maior floresta: a Amazônia. Com acesso a diversas espécies de madeira, foi possível criar a Amazonia, um porcelanato amadeirado que tem superfície equilibrada.
Assim, traz relevo único em cada peça, tal como acontece no uso do material natural. Cada veio e cada nó da madeira tem a sua referência na superfície do revestimento, levando textura que surpreende.
As soluções de personalização também chamam a atenção. Afinal, corroborando com as tendências da Cersaie 2024, a Portobello traz soluções em mosaicos, pequenos formatos, “paredes infinitas”, entre outras propostas para um portfólio integrado, conectando todas as linhas.
Dessa forma, é possível oxigenar as opções dos profissionais para os seus projetos. Além de contribuir para um casa-refúgio, que gere identificação e torne o trabalho dos profissionais ainda mais significativo.
Afinal, as matérias-primas para a criatividade dos profissionais estão aumentando e ganhando qualidade. Sendo assim, é importante que os profissionais conheçam as diferentes possibilidades. Então, que tal se aprofundar descobrindo os tipos de porcelanato?