Exportadas para todo o mundo, a cerâmica brasileira é reconhecida pela criatividade e autenticidade do seu design. Através do uso de tecnologia digital e impressão de alta resolução, pode replicar com precisão as características de qualquer superfície, incluindo relevos tridimensionais que envolvem todos os sentidos.
O Brasil é um importante player no mercado global de revestimentos cerâmicos, ocupando o terceiro lugar em produção e consumo, e o sexto em exportações, com vendas para mais de 110 países.
As exportações brasileiras de revestimentos cerâmicos totalizaram 88,6 milhões de metros quadrados em 2023, o que equivale a uma receita de US$ 392 milhões. Os 10 principais destinos incluíram Estados Unidos, Paraguai, Argentina, Uruguai, Bolívia, Chile, República Dominicana, Colômbia, Jamaica e Honduras. A produção nacional de revestimentos cerâmicos atingiu 792,9 milhões de metros quadrados.
Saber mais
O setor cerâmico brasileiro conta com 80 unidades fabris, concentradas em três principais polos regionais: os estados de São Paulo e Santa Catarina, e a região Nordeste do país. Gera milhares de empregos, incluindo 50 mil empregos diretos e 200 mil indiretos.
O país também é líder em sustentabilidade. O Brasil produz algumas das cerâmicas mais verdes do mundo, com menor consumo de água, gás e eletricidade por metro quadrado.