Portobello Shop Jardim Social recebe selo sustentável inédito

Ceramics of Brazil
December 2024

A rede Portobello Shop deu um grande passo em direção à sustentabilidade com a Portobello Shop Jardim Social, em Curitiba (PR). Trata-se da primeira loja de revestimentos cerâmicos sustentável no Brasil e a primeira Portobello Shop com o selo Leadership in Energy and Environmental Design (LEED).

Você já sabe que o produto Portobello é sustentável. Mas a sustentabilidade vai além: engloba todos os pilares Environmental, Social and Governance (ESG) e todas as unidades de negócio.

Nesse sentido, a Portobello Shop Jardim Social já foi inaugurada com toda a padronização necessária para a categoria Platinum, a mais alta do LEED. O processo de certificação levou mais de um ano, e a nova unidade conquistou a primeira em fevereiro de 2023.

Agora, foi a vez da loja ser reconhecida com o selo LEED O+M V5 Platinum, sendo a primeira edificação do mundo a recebê-lo. Saiba mais!

Certificação LEED O+M V5 Platinum reforça compromisso da Portobello

Em funcionamento desde o fim de 2022, a Portobello Shop Jardim Social foi inaugurada oficialmente em 15 de fevereiro de 2023, quando recebeu a primeira certificação: Platinum.

"A nova loja própria de Curitiba já estava nos planos de expansão e melhoria da rede Portobello Shop. E, com as metas de ESG, entendemos que seria uma oportunidade construir no formato sustentável", afirma Romael Soso, CEO da Portobello Shop.

A Portobello Shop Jardim Social foi a quinta loja do Brasil a conquistar essa certificação, sendo a única do país no segmento de revestimentos cerâmicos. Já em novembro de 2024, outro passo importante foi dado: a unidade recebeu a certificação LEED O+M V5 Platinum, inédita para uma edificação.

O reconhecimento do US Green Building Council - Orange County aconteceu durante a Convenção Mundial Greenbuild, na Filadélfia (Estados Unidos).

Certificação LEED O+M V5 Platinum foi recebida nos Estados Unidos (Imagem: Portobello)

Certificações chancelam objetivos sustentáveis da Portobello

A Portobello Shop Jardim Social foi a primeira, mas não será a única loja sustentável. Na verdade, ela é um modelo para as outras unidades.

"A rede conta com um guia de boas práticas ESG, com recomendações como captação de água da chuva, uso de ventilação e iluminação natural, além de ações voltadas para o social e a governança", afirma Romael.

Todos esses quesitos são medidos pelo Programa de Excelência, as diretrizes que medem a padronização das lojas da Portobello Shop.

No entanto, vale reforçar que nem todas as unidades passarão a contar com o LEED. "A construção de lojas sustentáveis não será uma obrigatoriedade para os franqueados da rede", explica o CEO.

O foco da sustentabilidade para as mais de 160 lojas é na operação do varejo. O guia de boas práticas ESG é recomendado para as ações do dia a dia nas unidades, com benefícios para aqueles que seguirem os direcionamentos.

Além disso, são oferecidos treinamentos em sustentabilidade, seguidos das avaliações no Programa de Excelência.

"Na visão da Portobello Shop, adotar boas práticas sustentáveis não custa mais caro, mas sim, exige disposição para inovação e equipes de trabalho comprometidas", diz Romael.

O Portobello Grupo conta com 25 metas de ESG, que englobam todas as unidades (Pointer, Portobello America, Portobello Shop e Portobello), de acordo com a especificidade de cada negócio.

Há ainda um Comitê de Sustentabilidade, responsável por atuar de maneira estratégica sobre o tema e acompanhar de perto essas práticas.

Portobello Shop Jardim Social é a única com certificação LEED

A certificação LEED foi criada em 1993 pelo United States Green Building Council (USGBC). O objetivo dessa organização sem fins lucrativos era incentivar construções sustentáveis.

Mais de 160 países já a adotaram. No Brasil, apenas em 2006 os primeiros projetos foram reconhecidos. De lá para cá, cresce a quantidade de obras certificadas, como a Portobello Shop Jardim Social.

Para conquistar essa certificação, é necessário preencher alguns requisitos. São eles que permitem quantificar os benefícios ambientais dos projetos. Essas especificações também são ótimas para orientar arquitetos e engenheiros na hora de projetar e construir.

Os requisitos são divididos nas seguintes categorias:

  1. Qualidade do ambiente interno ou Indoor Environmental Quality (EQ);
  2. Localização e transporte ou Location and Transportation (LT);
  3. Materiais e recursos ou Materials and Resources (MR);
  4. Energia e atmosfera ou Energy and Atmosphere (EA);
  5. Prioridades regionais ou Regional Priorities (RP);
  6. Inovação em design ou Innovation in Design (IN);
  7. Terrenos sustentáveis ou Sustainable Sites (SS);
  8. Eficiência da água ou Water Efficiency (WE).

Cada uma dessas categorias tem pré-requisitos que são obrigatórios. Além disso, elas rendem créditos para pontuar para os diferentes níveis da certificação. Para a Portobello Shop Jardim Social, o selo LEED não era um objetivo, mas acabou sendo uma consequência da busca pela maior sustentabilidade possível.

Projeto Setorial
promovido por